Biografia

Ronaldo nasceu no Rio de Janeiro. Começou a ter aulas de bateria e estudar música aos 16 anos na escola do maestro Guerra-Peixe. Aos 21 anos de idade, recebeu uma bolsa de estudos para cursar “Arranjo e Composição” no Berklee College of Music, em Boston nos EUA.Nesta escola, teve aulas de bateria com Mr. Alan Dawson, Mr. Gary Chafee e Mr. Joe Hunt entre outros e estudou também piano no New England Conservatory of Music com Mr. Ran Blake.

Em 1971, Ronaldo entrou para o grupo de Astrud Gilberto e excursionou pelos EUA, voltando ao Brasil em 1973. Neste período lecionou na Pró-Arte (RJ) e tocou com cantores e músicos de renome na noite carioca.

Em 1975, volta aos EUA para completar seus estudos no Berklee College. Neste período tocou bastante no eixo Boston-New York junto com músicos notáveis como: Charlie Rouse, John Scofield, Raul de Souza, Victor Assis Brasil, Cláudio Roditi.

Retornando ao Brasil em 1978, começou a tocar e gravar com artistas de renome nacional como Chico Buarque (com quem gravou o disco “Caetano e Chico juntos e ao vivo”), MPB 4, Quarteto em Cy, Leny Andrade, Raul Seixas e Gonzaguinha (com quem gravou o disco “Recado”) e excursionou pela Europa com a cantora Beth Carvalho.

Em 1987, Ronaldo viajou mais uma vez para os EUA, formando a Yes Brazil Band que tocou durante 4 anos na costa leste americana, apresentando-se em festivais de jazz, night clubs, televisão e rádio. Nesta temporada, estudou percussão no New England Conservatory of Music com Mr. Arthur Press, membro da Orquestra Sinfônica de Boston.

De 1992 até 1998, se apresentou nos fins de semana no Skylab Bar do Rio Othon Palace Hotel em Copacabana e gravou um cd com o pianista Fernando Martins em 1997.

Entre 1992 e 1994 gravou dois cd’s com a flautista japonesa Yuka Kido, viajando em seguida para o Japão para fazer shows e concertos de divulgação das gravações.

Desde 1998 vem se apresentando com o Charles Rio Quartet, com quem gravou dois cd’s.

Atualmente Ronaldo toca também com o quarteto de Guilherme Vianna.

Ronaldo tocou nos seguintes musicais de teatro:

Arena conta Zumbi (teatro Tereza Raquel – Rio)
Direção musical de Dori Caymmi

A chave das minas (teatro Ipanema - Rio)
Direção musical de Paulinho Machado

Godspell (circo da Gávea – Rio)
Direção musical de Luizão Paiva

A roleta do Paulo Silvino (teatro Glória – Rio)
Direção musical de Manoel da Conceição (Mão de vaca)

Chico total com Chico Anísio (Canecão)
Direção musical de Laércio de Freitas

Outros artistas com quem Ronaldo trabalhou: Johnny Alf, Alaíde Costa, Sueli Costa, Wanderlei Cardoso, Marlene, Jards Macalé, Terezinha de Jesus, Carmem Costa, Os Tincoãs, Pery Ribeiro, Martinho da Vila, Nana Caymmi, Chico Anísio, Simone Guimarães, Vanina Ribeiro.

Durante a temporada no Rio Othon Palace Hotel, organizou e tocou nos shows das seguintes cantoras: Áurea Martins, Clarisse Grova, Cris Delano, Rosali Lima, Gisele Martine, Fabiola, Celeste Julia, Dilene Torres, Aline, Tymma, Graça Maria, Silvana, Rosana Sabença, Rita de Cássia, Marisa Alfaya, Ana Torres, Ângela Suarez, Kika Tristão, Lisieux Costa, Patrícia e outras.

Ronaldo Alvarenga
(21) 2553-3656
(21) 99139-0558
ronaldo.alvarenga@yahoo.com.br